img-feed img-feed-email

TCC

Cada vez mais ouvimos falar em um tipo de psicoterapia chamada Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Mas o que é isto? Por que muitas vezes alguns médicos, encaminham o paciente pra esse tipo de terapia com a ressalva de que "só serve se for essa?" Por que ela é diferente das outras?

Dentro do campo da Psicologia Clínica existem muitas teorias que são utilizadas pelos psicólogos como ferramentas para entender o funcionamento do comportamento humano. Você já deve ter ouvido falar em algumas, tais como, a psicanálise, gestalt-terapia, terapia reichiana, existencial-humanista, etc. A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma dessas abordagens psicológicas, sendo a mais moderna e a que vem mostrando grande eficácia no tratamento de diversos transtornos psicológicos.

A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma forma de terapia objetiva, calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente. Isto não quer dizer que não sejam tratados aspectos emocionais passados, mas sim que, inicialmente, o foco da terapia é o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa. Em muitos casos (como depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros) a pessoa está tão tomada pelo problema que sofre várias alterações no seu dia-a-dia, necessitando uma intervenção mais rápida e ativa para retornar ao seu equilíbrio anterior.

O terapeuta cognitivo-comportamental trabalha em conjunto com o cliente, aplicando e ensinando uma série de técnicas para que a pessoa possa sentir-se melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento. Os psicólogos cognitivo-comportamentais realizam periodicamente estudos científicos para comprovar a eficácia de suas ações. Devido ao índice de sucesso desses estudos e, principalmente, da melhora de muitas pessoas com o tratamento, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem. Os médicos cada vez mais reconhecem a importância da TCC e indicam seus pacientes para este tipo de tratamento. Existem, inclusive, vários relatos de pessoas que já fizeram outras formas de psicoterapia, mas que, somente com a TCC, conseguiram sucesso em relação às suas dificuldades.

Se você possui dúvidas em relação à Terapia Cognitivo-Comportamental, procure um profissional da área. Solicite uma avaliação do seu caso e verifique de que forma você pode obter benefícios de uma das mais modernas e, eficazes, formas de psicoterapia existentes na atualidade.


A terapia cognitivo-comportamental (TCC), é um termo genérico que abrange mais de vinte abordagens dentro do modelo cognitivo e cognitivo-comportamental, que têm em comum as seguintes proposições: a atividade cognitiva influencia o comportamento; a atividade cognitiva pode ser modificada e alterada; o comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva. Ela se foca nas conexões entre o que uma pessoa pensa sobre si mesma - ou sobre a situação (a parte cognitiva) - e como isso afeta a maneira como ela age (a parte comportamental). Concentra-se basicamente no que está acontecendo em sua vida ao invés de buscar causas no passado.

A terapia cognitiva focaliza seu trabalho em identificar e corrigir padrões de pensamento conscientes e inconscientes. Diferentemente da psicanálise, não é o terapeuta que interpreta o material trazido à consulta; em vez disso, a elaboração é feita junto com o paciente, no sentido de identificar as distorções de pensamento que lhe causam sofrimento emocional.

Diferentemente do comportamentalismo, a ênfase não está no determinismo ambiental. A terapia cognitiva baseia-se na premissa de que a inter-relação entre cognição, emoção e pensamento está implicada no funcionamento do ser humano. Os dados relevantes do paciente permitem a identificação de crenças nucleares a respeito de si mesmo e dos outros, que geram pensamentos automáticos e estratégias compensatórias.

A terapia pode ser usada junto com medicação ou sozinha, dependendo do grau de gravidade do problema.





Quel dessas areas da psicologia você tem maior interesse?

O Seu Shoping sem sair de Casa

 
▲ TOPO ▲